quarta-feira, 6 de maio de 2009

Capitulo 5: Previsão dos Resultados da Arrecadação de Recursos

Tendo informações como o valor total do evento, objetivo do número de investidores, target de investidores e níveis de cotas de patrocínio, é possível construir cenários diferentes na formação do pacote de patrocínio e simular os resultados.

Fases percorridas pelo promotor na venda de um projeto

Para vender um projeto o promotor deverá percorrer as fases de levantamento dos potenciais investidores, suspects; dos potenciais investidores contatados, prospects; dos potenciais investidores interessados, leads; dos potenciais investidores prontos a receber uma proposta, leads qualificados; passando pela fase de oportunidades, que consiste na proposta emitida ao decisor do projeto e finalmente chegando à fase de vendas.
O conjunto dessas fases constitui o ciclo de vendas que pode ser representado através de um funil, no qual a amplitude indica a eficácia do promotor de eventos. Assim, quanto mais estreito o funil mais eficaz é a proposta.

Cálculo dos números de cada uma das fases do funil de prospecção

Para calcular os suspects necessários para alcançar os objetivos é preciso estabelecer níveis de cotas e o valor médio de cada uma, e estimar o percentual de sucesso para cada etapa do funil. Geralmente se utiliza de uma planilha para realização dos cálculos, onde o percentual de cada fase deve ser aplicado ao valor resultante da fase anterior.
Na conclusão da planilha deve-se verificar a diferença do valor total do target do evento e do valor arrecadado como resultado da simulação. Para calcular o valor arrecadado soma-se o resultado da multiplicação do número de cotas alcançadas com o valor de cada uma para cada um dos níveis.

A construção de cenários de cotas de patrocínio e simulação de resultados


Considerando as variáveis, níveis de cotas, valor e número de patrocinadores para cada nível que interferem no resultado da comercialização de um projeto de evento é possível construir um cenário e simular os resultados que possivelmente serão alcançados.
Ao construir o cenário e realizar as simulações é necessário tomar precauções como considerar os benefícios de cada nível, verificar se há universo de patrocinadores suficientes, ser cauteloso para não criar um “carnaval” de marcas, e para não criar dependência de um único patrocinador, além disso, é importante também simular cenários com um ou mais níveis.

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