sexta-feira, 22 de maio de 2009

Capítulo 9: AVALIAÇÃO DO EVENTO

A avaliação de um evento interessa a várias categorias de profissionais que concorrem para o sucesso do evento, como o promotor, os patrocinadores e outros que contribuem conforme suas especialidades. A intenção da avaliação é obter um feedback sobre os trabalhos realizados, possibilitando a implementação de melhorias quando necessárias.
O patrocinador precisa saber se o investimento teve o retorno desejado, de acordo com os objetivos, e o promotor do evento precisa saber se o evento foi bem conduzido e se atendeu aos objetivos geral e específicos previamente estabelecidos.

AVALIAÇÃO DO PONTO DE VISTA DO VISITANTE

Existem diferentes categorias de visitantes, e a opinião de todos interessam de maneiras e pesos diferentes. Assim, para cada tipo de visitante há um tipo de avaliação.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS AOS PATROCINADORES

Após a avaliação, se deve discutir os resultados com o patrocinador, visando fechar a avaliação e analisando a possibilidade de patrocínio de um próximo evento.

Capítulo 8: Comunicação e venda do projeto

Uma vez formatado o projeto, o promotor do evento enfrenta a fase mais complicada: a venda do projeto a possíveis investidores.Existem técnicas de vendas e maneiras corretas de abordagem para cada uma das fases de vendas:

Fase I- Agendamento da visita: Algumas das dificuldades dada a natureza do negócio consiste em fatores como ciclo longo de venda, exigência de vendas pessoais em equipe e transposição de barreiras. O vendedor deve estar preparado para lidar com diversas situações e aproveitar para demonstrar seu produto de forma criativa; valorizando-se durante a apresentação pessoal com expressões positivas e seguras, transpor barreiras de entrada como as secretárias, não permitindo respostas negativas e conseguir o agendamento com o cliente potencial.

Fase II- Primeira reunião: O vendedor deve utilizar informações estratégicas e pertinentes, sendo breve e direto, adquirindo um consenso de interesses entre as partes. Algumas regras são essenciais para o sucesso dessa fase: empatia, conhecimento, abordagem consultiva e motivação.

Fase III- A apresentação do projeto: O vendedor deve apresentar o projeto quando sentir que ganhou o cliente.
Fase IV- A negociação: As negociações ião surgir dados os questionamentos sobre o projeto, o vendedor deve ser flexível e não se prender a objeções.
Fase V- Conclusão: É a hora de fechar o negócio, o vendedor deve estar provido de todos os documentos e equipamentos necessários, atentando para retornar as objeções.Fase VI- Follow up: é necessário para garantir a satisfação do cliente, consiste no pós-evento, tentando garantir a próxima edição do evento e verificando pontos positivos e negativos.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

CAPÍTULO 07 : Desenvolvimento de um plano de ataque

Para desenvolver uma proposta única de valor para cada cliente é trabalhoso e complexo, depende de uma pesquisa aprofundada sobre as necessidades de cada empresa e os seus objetivos de marketing, é mais eficiente utilizar ferramenta para o vendedor reduzir o ciclo de suas vendas e estreitar o funil de prospecção.

Processo decisório
As tarefas mais complexas na venda de um evento é parcialmente um entendimento do processo decisório que envolve os seguintes papeis:
-que papel cada pessoa da empresa desempenha?
-qual o fluxo de decisão?
-quando elas decidem?

Que papel cada pessoa desempenha
Varias situações podem ocorrer durante o ciclo de venda que retardem o processo que bloqueiem uma abordagem na empresa, como gastar o seu tempo com pessoas erradas, ou aquelas que não poder de decisão.Pessoas que dão a palavra final , normalmente, são responsáveis pelo orçamento da área de eventos, comunicação, marketing, por uma divisão ou grupo de produtos ou mesmo pelo orçamento da empresa.

Fluxo de decisão
Um projeto de eventos pode entrar na empresa por dois caminhos, promotor do evento oferece o projeto, ou a empresa toma conhecimento do projeto ao pesquisar eventos que estejam alinhados aos seus objetivos de marketing, em função de grande concorrência do mercado, a primeira situação é mais comum.

Quando eles decidem

Faz parte do processo decisório definir qual a melhor época para se iniciar a negociação com os “suspects” são relacionadas com o planejamento de como as empresas costuma executar seus planejamento nos utimos meses do ano e também calendário fiscal que cada empresa trabalha com calendário fiscal diferente.
ABORDAGENS PERSONALIZADAS

Após ja obter todas as informações necessárias para iniciar a ação comercial e personalizada, o vendedor começa a preparar a sua abordagem, pra que esta alcance as pessoas corretas e transmita a real mensagem. Para os casos em que o vendendor ainda não conhece o produto ou tem contato com o profissional, para qual será oferecido a ação comercial é necessário estabelecer um plano para o contato dentro da empresa, possuindo os seguintes itens:

A) Contrato-target: que é o nome da pessoa a ser contatada.
B) Objetivo da abordagem
C) Forma de abordagem
D) Mensagem para abordagem inicial
E) Plano da conversa

CAMPANHAS PERSONALIZADAS

A campanha pode-se dizer tudo aquilo que o vendedor utiliza, em relação a recursos de comunicação, para contatar a empresa. Essas campanhas devem ser bem elaboradas, utilizando-se assim dos metódos e técnicas a seguir:

1) E-mail de apresentação
2) Envio de material
3) Evento de lançamento
4) Telegrama
5) Campanha de mídia
6) E-mails seqüenciais

quinta-feira, 7 de maio de 2009


CAPÍTULO 06 - Planejamento da venda

Para se ter sucesso em eventos deve-se cumprir três fases que são: treinamento, elaboração de material de apoio e plano de ataque.
No treinamento, o vendedor de eventos deve começar com a negociação junto ao promotor do evento, e o vendedor deve estar bem preparado para enfrentar diversas situações.
A primeira fase do treinamento, se da na experiência na aquisição de patrocínio, e é necessário vivenciar, mesmo que simuladamente como acontece o processo. Outra etapa do treinamento, é o estudo de mercado de eventos, assim como qualquer outro estudo de mercado, deve ser minucioso, deve-se elencar alguns fatores como números de eventos nos setores, a concorrência, o processo decisório, organização do evento, e claro outros itens que o organizador julgar importante.
O estudo do projeto, que ainda se enquadra no treinamento, se trata do conhecimento total do projeto, além dos seus aspectos estratégicos e operacionais.
O material de apoio, é o passo seguinte do treinamento. Este se trata de um documento para apresentar, de forma profissional para o cliente, e a forma na qual ele será apresentado o elaborador que determinará se será algo mais simples, ou sofisticado. Vale ressaltar que o formato do material de apoio, deverá está de acordo com os objetivos de arrecadação de verba do evento, e que independente desse formato ele deve ser sucinto, conter as informações relevantes como a apresentação institucional da empresa, conceito doe vento, dados que justificam o evento, público-alvo, perfil dos convidados, formato do evento, cotas de patrocínio, entre outros.

Apresentação institucional da empresa promotora

No casso de empresas recente e que tenham pouco ou nenhum histórico, seus fundadores podem recorrer aos próprios históricos profissionais para justificar a abertura do negócio, por meio dessaq breve apresentação institucional, a empresa deve demonstrar que está apta a executar o evento proposto de forma primorosa, para tanto, o primeiro passo é evidenciar que tem experiência bem-sucedida com esse tipo de projeto.

Conceito do evento

Deve-se deixar claro qual é o conceito principal do evento, definido quando for estruturado o projeto.

Dados que justificam o evento

Os mesmos dados que serviram de apoio ao promotor do evento no processo de geração, seleção e teste de idéias podem ser apresentados aos patrocinadores para comprovar a relevância do evento e mostrar ter sido uma necessidade ou tendência forte de mercado que o despertou para realizá-lo.

Publico-alvo e perfil dos convidados

No caso dos eventos corporativos, o promotor do evento pode fornecer uma lista de convidados ou mesmo dos já confirmados, desta lista devem constar os seguintes itens:
- empresa: nome da empresa; segmento de atuação; porte e região-sede da matriz;
- profissionais: nome; área da empresa; cargo e nível funcional e dados cadastrais como telefone, ramal, e-mail e endereço;
- outras informações pertinentes, como resposta dada a determinada pesquisa e perfil de consumo, entre outros.
Caso não tenha uma lista definitiva dos convidados, o promotor pode apresentar uma lista provisória, mesmo que possa sofrer alterações durante os processos de divulgação e de negociação do evento.

Formato do evento

A apresentação do formato do evento deve ser feita de tal forma que o patrocinador se sinta “dentro do evento”. É muito comum os próprios patrocinadores encontrarem, durante a leitura desse item, uma possibilidade de divulgação de marca, ou de relacionamento.
Local: O promotor deve utilizar o local como um dos critérios para convencer os possíveis patrocinadores, na apresentação do projeto.
Data: Ela deve, assim como o local, estar impressa já na capa do documento, dessa forma, o possível patrocinador pode rapidamente acessar a sua agenda para verificar a adequação da data aos seus compromissos já marcados.
Atividades: Nesse item devem ser descritas todas as ações previstas no evento, planejadas na formatação do projeto.
Palestrantes: Informações importantes sobre cada palestrante devem ser exibidas no documento, referindo o tema da palestra com os tópicos do conteúdo, também deve conter o histórico do palestrante e o motivo pelo qual ele foi escolhido.
Programa: Para apresentar um programa completo, é preciso ir muito além do que apenas citar as datas e os horários de inicio e termino do evento. O possível patrocinador deve ser capaz, ao termino da leitura do documento, de identificar o que ocorrera a cada instante, desde o inicio ate o termino do evento.

Cotas de patrocínio, benefícios e valores

O documento deve, então, apresentar o resultado do planejamento no que se refere às cotas, aos valores e aos benefícios.
Benefícios oferecidos: Quanto maior for o numero de informações fornecidas e maior a especificidade dessas informações, maiores serão as probabilidades de sucesso na venda do projeto.
Número de cotas, valor de investimento e condições de pagamento: Além dos benefícios oferecidos, o documento pode apresentar o valor do investimento e o número de cotas previsto para cada modalidade. Uma vez divulgados o valor, os níveis e o numero de cotas do patrocínio, eles não poderam mais sofrer alterações, de hipótese nenhuma, ate o final das negociações entre promotor do evento e possíveis patrocinadores.

Condições de Pagamento

Têm-se várias formas de se realizar o pagamento aos patrocinadores, e estas são: parcelamento, com reserva antecipada, que é quando o evento já aconteceu alguma vez e então se paga um valor antecipado e depois parcela o restante; pagamento à vista, com desconto, é quando se paga antecipado, antes do evento, e se tem um desconto no valor inicialmente proposto; duas parcelas iguais, sendo a primeira na assinatura do contrato e a segunda após o evento, é quando se paga uma porcentagem do valor para pré-reserva e após o evento se paga o resto; parcelamento, conforme negociação dos prazos, que é um acordo de entre patrocinador e promotor que negociam a forma de pagamento em parcelas que atendam a ambos.

Construção de uma proposta única de valor

A definição da estrutura de um projeto é feita pelo promotor de duas formas: que atenda a todos os objetivos e necessidades do patrocinador e um projeto único que atenda para cada objetivo e necessidade de cada patrocinador. A melhor das duas é a segunda, na qual o projeto é individual para cada patrocinador. Porém, é difícil que isso seja alcançado, pois existem alguns critérios que devem ser levados em consideração, como: capacidade de ouvir, flexibilidade, criatividade, estrutura financeira e planejamento comercial.

Outras informações que fazem toda a diferença

Existem informações que fazem toda a diferença na negociação com possíveis patrocinadores, e pode-se destacar a relação entre participantes e patrocinadores confirmados.

Participantes confirmados

Quando algum participante não comparece, pode causar transtorno aos patrocinadores, por isso se criou o hábito de colocar uma cláusula que garantam a participação das pessoas e caso isso não seja cumprido, há um desconto sobre o valor total do patrocínio.

Patrocinadores confirmados

Divulgar os patrocinadores antes do evento pode trazer benefícios, desde que alguns critérios sejam atendidos, e estes são: perfis semelhantes, quando se sabe que empresas, grandes, do mesmo perfil que outras estão patrocinando tal evento há maior confiança para que estas invistam também; empresas concorrentes, na qual se analisa o concorrente e então desperta a competitividade entre possíveis investidores; empresas parceiras, pois há o respeito com os parceiros, e como tem um parceiro patrocinando abre maior possibilidade em se pensar em patrocinar tal evento.
Se a empresa ainda não fechou com nenhum patrocinador, pode divulgar com que pretende que patrocine e os que estão em fase de fechar contrato. As regras são as mesmas, e outra opção é a de, caso patrocinadores anteriores tenham gostado das edições anteriores do evento, o nome deles pode ser divulgado, mas só se estes ficaram realmente satisfeitos, pois os interessados certamente questionaram.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Capitulo 5: Previsão dos Resultados da Arrecadação de Recursos

Tendo informações como o valor total do evento, objetivo do número de investidores, target de investidores e níveis de cotas de patrocínio, é possível construir cenários diferentes na formação do pacote de patrocínio e simular os resultados.

Fases percorridas pelo promotor na venda de um projeto

Para vender um projeto o promotor deverá percorrer as fases de levantamento dos potenciais investidores, suspects; dos potenciais investidores contatados, prospects; dos potenciais investidores interessados, leads; dos potenciais investidores prontos a receber uma proposta, leads qualificados; passando pela fase de oportunidades, que consiste na proposta emitida ao decisor do projeto e finalmente chegando à fase de vendas.
O conjunto dessas fases constitui o ciclo de vendas que pode ser representado através de um funil, no qual a amplitude indica a eficácia do promotor de eventos. Assim, quanto mais estreito o funil mais eficaz é a proposta.

Cálculo dos números de cada uma das fases do funil de prospecção

Para calcular os suspects necessários para alcançar os objetivos é preciso estabelecer níveis de cotas e o valor médio de cada uma, e estimar o percentual de sucesso para cada etapa do funil. Geralmente se utiliza de uma planilha para realização dos cálculos, onde o percentual de cada fase deve ser aplicado ao valor resultante da fase anterior.
Na conclusão da planilha deve-se verificar a diferença do valor total do target do evento e do valor arrecadado como resultado da simulação. Para calcular o valor arrecadado soma-se o resultado da multiplicação do número de cotas alcançadas com o valor de cada uma para cada um dos níveis.

A construção de cenários de cotas de patrocínio e simulação de resultados


Considerando as variáveis, níveis de cotas, valor e número de patrocinadores para cada nível que interferem no resultado da comercialização de um projeto de evento é possível construir um cenário e simular os resultados que possivelmente serão alcançados.
Ao construir o cenário e realizar as simulações é necessário tomar precauções como considerar os benefícios de cada nível, verificar se há universo de patrocinadores suficientes, ser cauteloso para não criar um “carnaval” de marcas, e para não criar dependência de um único patrocinador, além disso, é importante também simular cenários com um ou mais níveis.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Frase - Danielle Veloso

Só não vale fazer escândalo ...
Venha e troque tudo no TUR eScAmBo !!!

Frase "TUR Escambo" - Sara













Frase "TUR Escambo" - Luiz

Pra que gastar dinheiro?!
Você pode fazer trocas!
Venha para o TUR Escambo!!!

Frase - "Tur Escambo" - Ana Carolina Rocha


Frase - "Tur Escambo" - Karina Alencar


sexta-feira, 17 de abril de 2009

Capítulo 4 - Identificação, Seleção e Priorização de Provedores de Recursos para a Realização de Eventos

Para identificar e selecionar os possíveis patrocinadores e apoiadores de um evento, o promotor deve realizar exaustivas pesquisas para localizar os mais prováveis e depois priorizar aqueles que estariam em condições de assumir esse encargo.
Como há varias modalidades para obtenção de recursos, convém, antes da identificação de provedores, defini-las.

Modalidades de Obtenção de Recursos para o Financiamento de Eventos

Os patrocinadores com um crescente número de opções para investir suas verbas vêem-se com o problema de fazer as melhores escolhas, ou seja, as que tragam os maiores e os melhores retornos para o seu investimento.
Há no mercado diversas fontes de obtenção de recursos e essas modalidades são definidas a seguir.
Patrocínio: é a transferência de recursos financeiros de um patrocinador para a realização de um evento ou de uma ação com finalidades promocionais, publicitárias ou de retorno institucional. Esse valor é apresentado como uma quantia fixa.
Como não há rosas sem espinhos, nem sempre é interessante a busca por patrocínio. A seguir são apresentadas vantagens e desvantagens do patrocínio.

Vantagens do patrocínio

• Vantagem financeira: O promotor consegue viabilizar financeiramente seu evento quando não disponibiliza de verba para cobrir todos os custos ou parte deles.
• Alavancar a imagem do evento e do promotor: com a participação de marcas renomadas, o evento atrairá um público maior e mais selecionado. Além disso aumenta as probabilidades de divulgação do evento na mídia.
• Alavancar os resultados com a participação de parceiros: Quando a empresa promotora do evento tem parceiros que complementam o seu negócio, a participação deles será benéfica para multiplicar esforços e compartilhar despesas e resultados alavancados por essa parceria.

Desvantagens do patrocínio

• Efeito sombra: Se a marca dos patrocinadores sobressair demasiadamente, pode ofuscar a do promotor do evento. Corre-se o risco de o evento mudar de “dono”.
• Dependência: Se um patrocinador for responsável por cobrir, totalmente ou grande parte dos custos do evento, haverá uma relação de dependência muito grande entre o promotor e o patrocinador.
• “Carnaval de marcas”: Se for necessário um número muito elevado de patrocinadores para cobrir os custos do evento, o promotor pode promover um “carnaval de marcas”. O evento passa a ser de todos e de ninguém ao mesmo tempo.
• “Amigo-concorrente”: O promotor pode sem perceber, arrecadar empresas concorrentes indiretas para seu evento. Ambas as empresas disputam um mesmo orçamento da área de recursos humanos de seus clientes.
Patrocínio com uso das leis de incentivo fiscal. É uma subcategoria do patrocínio baseado na troca de recursos de patrocínio por abatimentos nos impostos da empresa utilizando-se das leis de incentivo fiscal.
• Lei Rouanet: A mais conhecida das leis de incentivo fiscal que trata do incentivo á cultura. Para oferecer esse benefício a possíveis investidores, o promotor deve apresentar um projeto e conseguir sua provação. É claro que, no mínimo, deve ter as características e qualidades exigidas para sua aprovação.
• Lei do Audiovisual: Trata mais especificamente das obras cinematográficas. Diferentemente da Lei Rouanet, ela não gera nenhum custo para o patrocinador, que pode destinar até 3% do Imposto de Renda devido e ainda obter uma redução no mesmo.
• Lei de Institutos e OSCIPs: Tem por finalidade o incentivo a projetos socioculturais e permite o uso de recursos financeiros até um determinado limite sobre o lucro operacional do patrocinador.
Cabe ao leitor a tarefa de se manter atualizado, quer em relação a modificações ou à aprovação de novas leis, nos âmbitos Federal, Estadual ou Municipal, dependendo de onde pretende apresentar projetos que possam usufruir dos benefícios dessas leis.
Co-patrocínio: ocorre quando duas empresas compartilham uma cota de patrocínio de evento, promovido por um terceiro.
Parceria: é a junção de esforços e recursos complementares de duas ou mais empresas que já atuam em conjunto no mercado para a promoção ou organização de determinado evento.
Apoio: é a disponibilização de recursos próprios, não-financeiros, porém necessários ao evento. O apoio é normalmente empregado nas seguintes atividades:
Divulgação do evento; promoção do evento; administração da venda de ingressos; transporte; pacote de viagens e hospedagem; infra-estrutura e produção.
A modalidade de apoio nunca consta da proposta comercial a ser apresentada aos possíveis patrocinadores. Ela é negociada de forma independente do patrocínio.

Identificação do Universo de Possíveis Patrocinadores

Antes de partir para a identificação dos possíveis patrocinadores, o promotor deve ter em mente os objetivos de sua empresa para a arrecadação dos recursos e o número-alvo de patrocinadores.
Objetivos da empresa: as empresas buscam recursos com diferentes finalidades, uns buscam cobertura total ou parcial sem interesse de lucrar com o evento outras cujo único objetivo é gerar lucro com o evento.
Número-alvo de patrocinadores: o promotor pode utilizar apenas um grande patrocinador, de um grande e alguns pequenos ou apenas de vários pequenos.
I dentificação de segmentos: são os segmentos diretamente relacionados ao conteúdo do mesmo, compartilhando os mesmos interesses; segmentos indiretamente relacionados que mesmo sabendo que não possuem objetivos em comum, possuem interesses relacionados; e os parceiros que não dependem do segmento, mas as empresas se relacionam a fim de tratar de negócios.

Identificação do Universo de Possíveis Patrocinadores

Para se identificar os possíveis patrocinadores, o promotor de eventos tem que estar atendo as seguintes questões:

* Objetivos da empresa: apresentam diferentes propósitos que as levam a participar do evento, mas a finalidade é sempre a mesma: gerar lucros para a organização.
* Número-alvo de patrocinadores: é necessário definir limites, sendo o mínimo e máximo de patrocinadores, para que assim o evento seja muito bem representado. Para isso é necessario que o promotor sempre leve em consideração todos os níveis e organizações participantes.

Identificação de Segmentos

Os segmentos-alvos dividem-se em 3 categorias:

* Diretamente relacionados ao evento;
* Indiretamente relacionados ao evento;
* Parceiros.

Relação de empresas-alvo

É muito importante que o promotor faça uma lista de todas as empresas participantes de acordo com os segmentos apresentados acima. Para essa relação, utiliza-se dois modelos: um para os patrocinadores e o outro para os parceiros.
Para os casos em que não há investimentos diretos, é necessario que o promotor identifique os segmentos relacionados e busquem assim as possíveis instituições apoiadoras.

Identificação do potencial de arrecadação dos segmentos-alvo

O cálculo do potencial de investimentos e feito com a ajuda de duas planilhas, tendo como informações os valores estimados de investimento de seus parceiros e a outra com informações sobre valores de segmentos patrocinadores. O resultado dessas planilhas representa o total estimado da arrecadação do evento.

Seleção do Universo de Possíveis Patrocinadores
Para fazer a seleção dos possíveis patrocinadores são necessárias algumas pesquisas que visem alguns aspectos, como o perfil da empresa, objetivos de marketing, estratégias de eventos e orçamento destinado a eventos.
Essas pesquisas só são possíveis a partir do nível de informações disponíveis. O estudo das informações relativas ás empresas pode ser mais ou menos viável dependendo do número de empresas selecionadas, que agora passam a ser denominadas como suspects ao invés de target.

Perfil da Empresa

Para compor o perfil desses suspects é preciso ter algumas informações, que podem ser consideradas básicas, como por exemplo, o endereço, telefone, website e outros, pois se tem que saber o tipo do evento e o objetivo do promotor com o estudo.
Essa coleta de informação é muito importante e deve ser muito bem estruturada, portanto tem que haver entrevistas já preparada, e um meio preciso de armazenamento para elas.

Objetivos de Marketing

As empresas antes de patrocinar qualquer evento, procuram saber se os eventos atendem seus objetivos e planos de marketing, portanto para se procurar um patrocinador deve-se atentar-se a pontos em comuns nos aspectos de objetivos e planos de ação.
O promotor de eventos procura os objetivos por três motivos, que são: parceria, que quando já existe um relacionamento entre cliente e fornecedor, o promotor identifica as necessidades e os problemas e propõe soluções através de eventos que atinjam os objetivos de marketing, nesse caso o evento é só para esse cliente; desenvolvimento de um evento é um evento destinado a atender um grupo conhecido, no qual o promotor utiliza de pesquisas internas e externas para ter acesso às necessidades, objetivos e anseios da empresa e com isso, desenvolve um projeto que beneficie este grupo; seleção de target, onde o promotor já tem um projeto e busca investidores que, por ter acesso aos objetivos dos prospects, pode selecionar o que tem maior chance de aderir ao evento.
Os objetivos de marketing são inúmeros, e a autora para simplificar deu ênfase em três, que são: objetivo de crescimento, que é quando mesmo tendo clientes expressivos, não se tem a receita desejada, e com isso usam da estratégia de lançamento de novos produtos, da adição de valor agregado aos existentes ou do reposicionamento dos preços, e para que este objetivo seja alcançado existe um pré-requisito básico, o relacionamento; objetivo de aquisição, que é quando se pretende aumentar o número de clientes por não terem muitos ou para entrarem em um novo mercado, e a estratégia usada seria a da utilização de ações que promovam a imagem e a marca da empresa; objetivo de consolidação, que empresas com o mercado competitivo de hoje, mesmo já tendo atingido receita satisfatório, sofrem ameaças dos concorrentes que estão desenvolvendo a estratégia de aquisição de clientes, e para evitar tal fato, desenvolvem barreiras à concorrência.
Exaltando que uma empresa pode utilizar para cada produto ou serviço um tipo de objetivo de marketing.

Análises dos Componentes do Plano de Marketing

O promotor do evento deve levar em consideração alguns aspectos como a forma de alocação dos recursos e orçamento dos suspects. Há várias formas de analisar a distribuição de verba e de recursos de marketing das empresas, e para isso é necessário que se analise o objetivo principal de cada atividade, que pode ser de exposição da marca, que como o nome já diz, expõe a marca e promove a imagem do produto ou serviço; de relacionamento, que é a importância do relacionamento existente entre clientes, fornecedores, distribuidores e parceiros, uma vez que ninguém vive isolado, muito menos empresas; e de vendas, que como as acima citadas também visam à venda, porém mais diretamente.

Modelo de Negócio

Um aspecto que deve ser levado em consideração ao se analisar o plano de marketing é o modelo de negócio. Em empresas que vendem produtos e serviços a outras (B2B) a exposição da marca é o objetivo maior, já em mercados de bens de consumo (B2C), o objetivo maior é o relacionamento.
Como nesse livro a autora dividiu os objetivos de forma que julgou mais coerente, pode ser que os responsáveis pelo marketing das empresas não saiba enquadrar a sua empresa em nenhum desses objetivos, para tal fato a autora sugere uma estratégia que é a de análise do volume de vendas previsto para o próximo exercício e a origem dessa receita em quatro possibilidades, que são: novos produtos para clientes atuais, em que o objetivo principal é o crescimento; novos produtos para novos clientes, cujo objetivo principal é a consolidação; atuais produtos para clientes atuais, que o principal objetivo é aquisição, com diferenciação; e, atuais produtos para novos clientes, tendo como objetivo principal a aquisição.
Outro fato possível é que o promotor não tenha acesso ao responsável pela área de marketing da empresa, e então, não consiga entrevistá-lo, mas mesmo assim é possível identificar o objetivo da empresa através da observação das ações de marketing e sua mensagem principal, que sempre estão relacionadas aos objetivos das empresas.

Estratégia de eventos

O estudo e identificação das estratégias de eventos é muito importante para atender aos diferentes objetivos; que são exposição da marca, relacionamento e vendas.
Para se ter as informações sobre eventos da mesma área ou assunto, utiliza-se de pesquisas de fontes externas ou através do departamento de marketing ou comunicação da empresa.

Compilação dos dados

Na compilação de dados, leva-se em consideração os dados mais importantes; sendo assim, para cada empresa terá um aspecto diferente a ser estudado. De maneira geral seriam os seguintes aspectos:

* Volume: este representa os eventos que a empresa realiza ou participa. Através da analise destes, é possível verificar parte das atividades financeiras de investimento da empresa.
* Sazonalidade: é a realização dos eventos em epócas onde o fluxo de participantes provavelmente será maior ou terá maiores investimentos.
* Forma de participação: são através dos investimentos ou participação das empresas ano a ano no evento que é possível identificar a suas preferências.
* Objetivo principal: pode variar de acordo com as necessidades da empresa.
* Tipo de evento: é realizado de acordo com o perfil da empresa e com os eventos por ela ja realizados.

Análise dos resultados

Pode ser feita a partir de propostas que tenham as seguintes configurações:

* Objetivo de vendas: são aqueles que permitem a venda ou negociação.
* Objetivo de exposição da marca: geralmente rmovem seus eventos no início do mês de Maio ou Junho, que são meses que respeitam a sazonalidade dos seus eventos.

Orçamento destinado a eventos

A partir dos objetivos, estratégias e planos de ação estabelecidos pelas empresas, torna-se possível definir o orçamento de marketing.
Dentre as várias formas de estabelecer esse valor a mais utilizada é definir um percentual sobre a receita passada ou projetada. Tal percentual varia de acordo com as estratégias e modelo de negócio de cada empresa.
Assim, para chegar ao orçamento de eventos de produto especifico o promotor percorre o seguinte caminho: orçamento de marketing, orçamento de marketing do produto, orçamento para planejamento de comunicação e orçamento para eventos.
Após definir o orçamento do evento pode-se dividi-lo entre três objetivos: exposição da marca, relacionamento e vendas.
Logo, após obter as informações necessárias o promotor defini quem e como ele abordará para promotor do evento, para isso ele desenvolve um planejamento de venda para aplicar aos suspects.

Padronização das empresas dentro do universo de possíveis patrocinadores

Tendo feito a pesquisa, torna-se possível ao promotor selecionar as empresas-target que serão abordadas como prioridade.

Ferramenta de priorização do evento

Para priorizar as targets deve-se seguir os seguintes critérios, avaliar o valor de imagem, o potencial de investimento, o histórico de investimento e o nível de alinhamento. Ao fazer essa análise o promotor deve atribuir pesos diferentes de acordo com o nível de importância de cada um dos critérios, podendo assim selecionar o melhor patrocinador.

Definição e divulgação das must win

Must win são as empresas de maior interesse do promotor de ventos presentes no universo das empresas consideradas potenciais investidoras.
Após obter as empresas mais viáveis para o patrocínio, deve-se fazer uma lista com o nome das mesmas e divulgar a todos os envolvidos na organização e na venda do evento para que possam garantir através de um atendimento prioritário o patrocínio do evento.

sábado, 4 de abril de 2009

SEMINÁRIO:

O seminário pode ser considerado um congresso de pequeno porte, ou seja, tem como finalidade a pesquisa ou estudo, intensivo, em um determinado tema, em reuniões devidamente planejadas.

Exemplo 01: Seminário Banco Central sobre Microfinanças em Belo Horizonte - Com objetivo de mostrar como funciona  a indústria microfinanceira do Brasil mostrando os resultados das ações já feitas, as viabilidades da atividade e os agentes provedores de capital.


Exemplo 02: Seminário sobre a Gestão e Inovação Tecnológica do Nordeste - O IV INOVA - Seminário sobre a Gestão e Inovação Tecnológica do Nordeste ocorre simultaneamente com a Tecnológica 2008 - Feira da Indústria, Tecnologia e Inovação que ocorrerão no Centro de Convenções do Ceará em Fortaleza de 06 a 08 de agosto de 2008.

  

Proposta: “Seminário sobre a crise no setor turístico” – Nesse evento será abordado os efeitos da crise dentro da economia do turismo.

 

Evento que participei: “SIT 2008” – Seminário Internacional de Turismo em Curitiba, no ano de 2008.

ALMOÇO:

ALMOÇO: É a refeição que normalmente é feita ao meio dia. Seu formato varia de acordo com as diferentes culturas.

Exemplo 01: Peq-Almoço de Solidariedade Social Crisp-X

 

A Kellogg’s organizou um Pequeno-Almoço de Solidariedade Social a 7 de Agosto de 2004, naquele que é considerado como um dos mais importantes e reconhecidos Festivais de Verão do País – o Festival da Zambujeira do Mar. O Pequeno-Almoço permitiu à empresa desenvolver um plano no âmbito da responsabilidade social e em simultâneo desafiar os jovens para o temática da Solidariedade Social.

 

 

Proposta: “Almoço solidário” – Esse evento unirá os representantes do projeto (restaurante popular) em conjunto com a comunidade. 

CONFERÊNCIA:



Se caracteriza pela apresentação de um tema, informativo por autoridade em determinado assunto, para um grande número de pessoas. Além de formal, ela exige presença de um presidente a mesa.

Exemplo 01: 13ª conferência nacional de saúde - o tema é "Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento" e foi aprovado na reunião ordinária do CNS, de fevereiro de 2007.

 

Exemplo 02: A II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência se realizará entre  01 a 04 de dezembro de 2008, em Brasília, e terá caráter deliberativo, isto é, não ficará restrita a propostas, mas também tomará decisões sobre políticas públicas a respeito das pessoas com deficiência

 

 

Proposta: “Conferência internacional sobre o turismo massivo” – Nesse evento será abordado o trajeto do turismo até o mesmo se consolidar massivo.

PALESTRA:



Apresentação de um tema pré-determinado a um grupo pequeno, no qual já possui um conhecimento sobre o assunto. Aceitam-se perguntas da platéia.

Exemplo 01: O curso de Turismo promove aula inaugural do semestre nesta quarta-feira, 22 de agosto. O convidado é o jornalista e fotógrafo Henry Yu, que irá falar sobre o tema: Fotografia: um mundo fascinante para o Turismo. A palestra, aberta à toda comunidade acadêmica, tem início às 19h, e acontece no prédio 43, auditório 3, campus Coração Eucarístico.

Exemplo 02: Palestra sobre Turismo Solidário

Projeto Rondon Minas

O Projeto Rondon Minas iniciou no dia 21 de outubro, a segunda etapa de capacitação para os alunos que desejam integrar a 4ª Operação do projeto, que acontece entre os dias 3 e 17 de dezembro. 

6ª Capacitação:

Palestra sobre Turismo Solidário 
Representante do Ministério do Turismo 
Local: Teatro – Prédio 30 - Horário: 13h30

Proposta: “Evento, uma área dentro do turismo ainda pouco explorada” – Nesse evento serão levantados por que, que os eventos possui essa aérea pouco exploradas.

FÓRUM:

Livre manifestação de idéias e opiniões, num clima informal, com a participação de um público numeroso. Ele pode acontecer ao final de outros eventos como parte final de uma mesa-redonda, painel, simpósio entre outros.

 

Exemplo 01:  O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil - é uma estratégia não-governamental de articulação, mobilização e sensibilização da sociedade brasileira na luta pela prevenção e o fim da exploração do trabalho de milhões de crianças e pela proteção ao adolescente trabalhador em nosso País. 

Exemplo 02: 2º Fórum internacional criança e consumo - De 23 a 25 de setembro em São Paulo, o Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, promove o 2º Fórum Internacional, um debate sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa impactam a formação de crianças e adolescentes.

Proposta: “Fórum das idéias do turismo” – Nesse evento serão abordados as sugestões de melhoria e aprimoramento da atividade turística.

CICLO:

Série de eventos que acontecem em uma determinada ordem.

Exemplo 01: 2º Ciclo de Seminários Internacionais - realizado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em parceria com o Sistema Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-SESC-SENAC, pretende repetir o sucesso da edição anterior tanto em público quanto em qualidade.

Exemplo 02: 1º Ciclo de Palestras Investidura - Carreiras Jurídicas - A atividade que se pretende é diferente do que ordinariamente é apresentado em eventos dessa natureza. Cada profissional, de uma maneira menos atenta a formalidades e protocolos, dará o testemunho de seu cotidiano de trabalho, de sorte a propiciar aos alunos um contato com a profissão que vai além dos livros e manuais.  


Proposta: “Ciclo de oficinas gastronômicas” – Nesse evento serão realizadas oficinas de aprendizagem e atualização da gastronomia, e sua relação com as características do local.



Recepção
1
- Conceito:o responder perguntas gerais ou direcionar as perguntas para outros profissionais qualificados, receber os participantes do evento e atende-lo com atencao.

2- Exemplo com o nome: Ocorreu na última terça-feira, 17 de fevereiro, o evento de recepção da ISA-Poli. Participaram do evento os professores do Laboratório de Automação e Controle (LAC) da Poli e a diretoria da Seção ISA-Poli.

3- Proposta: Colocar os alunos do curso de turismo para exercitarem a função de recepcionistas nos eventos realizados, a priori, na universidade.

4- Vivência: A aluna Ana Carolina Ferreira Rocha já teve oportunidade de recepcionar no Congresso internacional de cardiologia, realizado no Minascentro em 2008.

Mesa- redonda
1- Conceito: Trata-se de uma conversa que se desenrola num encontro
entre participantes. Este encontro é dirigido por um animador. Ele dá a palavra à vez, a todos os participantes. Lança adiscussão.

2- Exemplo com o nome: Mesa- redonda “Dislexia e TDAH: Questões e polêmicas teórico-práticas”. O evento aconteceu no dia 31 de março, terça-feira, das 9h00 às 12h00, no Auditório Carolina M. Bori, Bloco G, Instituto de Psicologia da USP (Av. Prof. Melo Moraes, 1721 - Cidade Universitária).

3- Proposta: Realização de uma mesa redondo na universidade discutindo o tema: Turismo e desenvolvimento sustentável.

4- Vivencia: Todos so componentes do grupo já participaram de mesas- redondas realizadas na Puc Minas.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Torneio

1- Conceito: O torneio é um campeonato, qualquer tipo de campeonato, que pode ser disputado individualmente ou em grupo.

2- Exemplo com o nome: A realização do Torneio de Futebol entre a ADPF e Adepol atendeu ao propósito de homenagear o dia da Polícia Federal e de rever os colegas e colocar o papo em dia. Cerca de 60 convidados, entre delegados federais e civis do DF, familiares e outros colegas da carreira policial, desfrutaram de algumas horas de lazer e descontração nas dependências do Clube da Adepol, em Brasília(DF), no sábado, dia 28, data do aniversário da PF.




3- Exemplo com outro nome: São Paulo – Como parte da comemoração pelos seus 100 anos, a Audi organizará uma mini-copa (Audi Cup), que contará com a participação de quatro grandes equipes do futebol mundial: Bayern de Munique (Alemanha), Boca Juniors (Argentina), Manchester United (Inglaterra) e Milan (Itália). Os jogos serão realizados no Allianz Arena, o moderno estádio construído especialmente para a Copa de 2006, nos dias 29 e 30 de Julho.




4- Proposta: Um torneio de conhecimentos da área de turismo, que teria como prêmio uma bolsa de estudos para cursos da área.

5- Vivência: Karina, do grupo já participou de torneio de handebol nos tempos de ensino médio.


Inauguração
1- Conceito: Expor, mostrar pela primeira vez em público: inaugurar uma estátua, uma igreja, marcar o início, introduzir o uso de alguma coisa.

2- Exemplo com o nome: Inauguração da Unidade de Produção de Compostagem
LOCAL: Parque Municipal de Rio das Ostras, DATA: 31/05/06, HORÁRIO: 15 h. O Objetivo do evento foi Inaugurar a Unidade de Produção de Compostagem e apresentar o aproveitamento de resíduo de poda e corte de árvores.
3- Proposta: Realizar um evento de inauguração para o laboratório de pesquisa que está sendo implantado no prédio do curso de turismo, no campus do Coração Eucarístico.

4- Os componentes do grupo não presenciara inaugurações.

Concurso

1- Conceito: Concurso é toda forma de se equiparar ou destacar de algo ou coisa que idem se torna inerte. Todo concurso pode ser uma forma de desigualdades ou equilíbrio para tentar chegar a uma conclusão objetiva.

2- Exemplo com o nome: O concurso Miss Brasil 2008 foi realizado no dia 13 de abril de 2008, no Citibank Hall em São Paulo.


3- Exemplo com outro nome: A cidade de Mulungú entra na disputa ao título de Miss Paraíba Fitness 2009.



4- Proposta: Um concurso para saber qual estado brasileiro tem a maior diversidade cultural e como esta, caso seja, é aproveitada para o turismo.

Happy Hour

1- Conceito: Happy hour é a hora que os colegas, geralmente de trabalho, se reúnem em um bar para tomar umas cervejas e jogar conversa fora.

2- Exemplo com o nome: Em setembro de 2008 um grupo de amigos de Londres resolveu organizar um encontro de pessoas que usam o Twitter por lá. Em duas semanas armaram tudo e o sucesso foi tanto que teve a participação de 300 pessoas, com direito à lista de espera.


3- Exemplo com outro nome: Fim de semana, depois de uma jornada dura de trabalho, nada melhor para aliviar o cansaço do que uma reunião.


4- Proposta: Encontros entre profissionais do turismo toda última sexta-feira do mês, com intuito de descontração e, conseguentemente, de espaço para colocar vivências relacionadas com a área no diálogo.

5- Vivência: Todos do grupo já passaram por experiências com happy hour, de encontrar com amigos após aulas, trabalhos e outros.

Brunch

1- Conceito: É um tipo de refeição de origem americana que combina café da manhã com almoço, normalmente usada aos domingos quando toda a família se reúne, entre 10 e 14 horas, em torno da mesa. No cardápio, são servidos itens do café da manhã Inglês.

2- Exemplo com o nome: Não há extravagância mais recomendável em Buenos Aires do que um brunch de domingo na Mansión.



3- Exemplo com outro nome: No cardápio pode-se servir pãezinhos, bolos, geléias, manteiga, patês, queijos, iogurtes, frutas da época e, normalmente, serve-se um prato quente de almoço, leve, tipo frango ou um peixe como o salmão, defumado ou marinado, fatias de rosbife e até um caldinho de feijão, ou outro tipo de caldo, salada verde com maçãs, ou oriental.



4- Proposta: Em um evento cultural durante todo o final de semana, realizado nos dias 18 e 19 de abril, para descontrair e promover diálogos entre os participantes será realizado um brunch.

Congresso

1- Conceito: Reunião ou assembléia solene de pessoas competentes para discutirem alguma matéria. Reunião de representantes de diversas potências para tratarem de negócios comuns. Conjunto dos dois órgãos do Poder Legislativo (Senado e Câmara dos Deputados); parlamento.

2- Exemplo com o nome congresso: Online, assíncro e gratuito. Assim será o I Congresso de Tecnologias na Educação, realizado no ambiente Moodle, preparado especialmente para o evento, que acontece de 27 a 31 de outubro. As inscrições começam em 31 de julho.


3- Exemplo com outro nome: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na quinta-feira (27), em Florianópolis, que o Brasil terá "autoridade moral" na reunião do G-20, que acontecerá no dia 2 de abril em Londres.



4- Proposta: 1º Congresso de Incentivo à Revitalização de Cidades do Interior, realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Agosto de 2009, com o intuito de desenvolver atividade turística que gere o desenvolvimento sustentável da população residente.

Jantar

1- Conceito: É uma refeição da noite - normalmente a última do dia, o termo para almoço da noite, refeição da noite em geral é servida no começo da noite, algo em torno das seis e nove da noite.

2- Exemplo com o nome: Para festejar a data, a entidade promove na sexta-feira jantar dançante no Centro Espanhol, em Santos. “A cada ano mais associados participam do jantar, que já é uma tradição em nossa categoria”, afirma o diretor-tesoureiro e organizador do evento, Odair Mathias.



3- Exemplo com outro nome: Uma refeição elegante, em São Paulo, não é apenas uma boa comida sobre o prato, mas sim uma experiência para ser aproveitada em todos os sentidos - a suave e adequada música ambiente, a decoração refinada e a romântica luz de velas, o aroma de ingredientes frescos e o toque da porcelana fina, mesas alinhadas e prataria de qualidade.



4- Proposta: Encontro de chefes de cozinha nas noites de terças e quintas, nas quais seus dotes culinários serão demonstrados. O melhor ganharia uma vaga em um grande restaurante da cidade de Belo Horizonte.

5- Vivência: A integrante do grupo, Karina, já participou de jantar, com culinária típica do nordeste, em um aniversário de sua família.
Lançamento
1- Definição: Evento realizado com objetivo de lançar algum tipo de produto e ou serviço no mercado, o objetivo é divulgar e despertar o interesse do público para que adquiram o que está sendo lançado.

2- Exemplo com o nome: Evento de Lançamento do infoQ Brasil, realizado no dia 01/11/2008 o evento de lançamento do novo portal InfoQ, ocorrido na Faculdade Anhembi Morumbi, Campus Vila Olimpia, em São Paulo. O infoQ é um dos websites mais influentes na área de TI.





3- Proposta: Realizar Evento de Lançamento do Primeiro Livro elaborado por alunos de graduação em turismo da PUC Minas. O intuito é divulgar o licor elaborado, registrando acontecimentos culturais que ocorrem no estado de MG, enriquecendo o âmbito de material de pesquisas referentes ao turismo.

4- Vivencia: Os alunos do grupo já participaram de eventos de lançamento de livros realizados na universidade PUC Minas.
CAFÉ DA MANHÃ (COFFEE BREAK)

1- Conceito: Caracteriza-se pelos encontros profissionais que ocorrem no começo das manhãs e antecedem o horário normal de trabalho. O tempo adequado é de 30 minutos a 1 hora.

2- Exemplo com nome: BP8 Coffee Break e Eventos, empresa que promove os coffe breaks para outras empresas.



3- Exemplo com outro nome: 2º Workshop Galo Coaching, que será realizado dos dias 11 a 21 de Abril, terá o coffe break no início da programação de todos os dias do evento.


4- Proposta: Coffe Tur, um café da manhã para os alunos de turismo.

5- Vivência: Os integrantes do grupo participaram de um coffee break em comemoração ao aniversário da empresa PUCTUR.

Mostra

1- Conceito: é um evento que aglutina várias representações da realidade de uma determinada cidade ou região, e que serve para incentivar a produção e promover a divulgação de atividades artístico-culturais; estabelecendo, por conseguinte, um elo entre a entidade que a realiza e a comunidade receptora.

2- Exemplo com nome: 33ª Mostra Internacional de Cinema, que será realizado em São Paulo; entre os dias 23 de Outubro ate 5 de Novembro.

3- Exemplo com outro nome: MFL 2009 - Mostra do Filme Livre 2009, que é a 8ª mostra do filme livre. Será realizado entre os dias 7 e 25 de Abril, no Rio de Janeiro.

4- Proposta: MCM - Mostra da Cultura Mineira, evento para divulgar e valorizar as tradições de Minas Gerais.

5- Vivência: a integrante do grupo Danielle Veloso participou de uma Mostra de Dança realizada no Itau Power Shopping no ano de 2005.

Festival

1- Conceito: é um evento, normalmente realizado por uma comunidade local, que centra em algum aspecto único daquela comunidade.

2- Exemplo com nome: Festival de Verão 2009, foi realizado em Salvador - BA, entre os dias 28 a 31 de Janeiro de 2009.

3- Exemplo com outro nome: Andanças, que é um festival de danças e músicas de inspiração tradicionais, que se tem realizado anualmente em Agosto, e que desde 1999 assenta arraiais na aldeia de Carvalhais no concelho de São Pedro do Sul (Portugal).


4- Proposta: PUC Festival, que seria um festival dos alunos da PUC Minas para revelarem seus talentos.

5- Vivência: a integrante Danielle Veloso assistiu algumas peças do FIT-MG, que é o Festival Internacional de Teatro em 2008.
Prêmio
1-
Conceito: É algo concedido a uma pessoa ou grupo de pessoas como reconhecimento da excelência em determinado campo ou por um relevante serviço prestado. Prêmios assumem freqüentemente a forma de troféus, títulos, certificados; pode significar também um bem ou valor monetário concedido ao recipiente por exemplo o Prêmio Nobel; ou ser simplesmente um reconhecimento público de excelência, sem concessão de qualquer bem material ou imaterial.

2- Exemplo com o nome: A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) lançará nesta terça a 5ª edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, destinado aos jornalistas que produziram as melhores reportagens sobre meio ambiente no período de abril/2007 a março/2008.


3- Exemplo com outro nome: O 5º Troféu Game World é um evento que divulga e premia, os jogos, consoles, empresas, anunciantes e fabricantes que se destacaram no ano de 2008. Este ano, o evento aconteceu no dia 31 de Março de 2009 a partir das 18:00 no Teatro Imprensa.

4- Proposta: Prêmio PUC TUR 2009, evento voltado a premiar os melhores projetos desenvolvidos por alunos do curso de turismo da PUC Minas, com objetivo de incentivar o desenvolvimento de um turismo planejado e sustentável.

5- Vivencia: Nenhum componente do grupo participou desse tipo de evento até o momento.




Copa
1) Conceito: Campeonato Mundial, Campeonato do Mundo ou Copa do Mundo são termos genéricos que se utilizam em diversos esportes para designar diversas competições internacionais, geralmente de seleções, que são com frequência as mais importantes competições de cada desporto específico.

2) Exemplo com o nome: Copa do Mundo ou Campeonato do Mundo de Futebol / Mundial é um torneio de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA. A Copa do Mundo é o segundo maior evento desportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos de Verão.


3) Exemplo com outro nome: O Campeonato Mundial de Clubes corresponde a um título do futebol mundial, considerado como o maior galardão deste esporte no que diz respeito a clubes e associações. Em 2000 surgiu o primeiro torneio organizado pela FIFA, chamado Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, abrangendo representantes de todos os continentes.



4) Proposta: Copa do Mundo de 2014 organizada por turismólogos, utilizando o evento esportivo como forma de divulgar a riqueza cultural dos países envolvidos. Intitulado como Copa do Mundo 2014: Futebol e Cultura é só Goleada!

5) Vivência: Nenhum componente do grupo teve a oportunidade de assistir aos jogos de Copa pessoalmente, mas todos como nós, assim como o restante do mundo, pára em frente a televisão para ver participar, “indiretamente” da Copa.


SIMPÓSIO

1- Conceito: é um derivado da mesa-redonda, possuindo como característica o fato de ser de alto nível, com a participação de aspectos diferentes de determinados assuntos - e sempre com a presença de um coordenador.

2- Exemplo com nome: V Simpósio de Meio Ambiente - 17 a 19 de Setembro de 2008, aconteceu na cidade de Viçosa - MG. O local da realização deste foi na Universidade Federal de Viçosa.


3- Exemplo com outro nome: SBIE, que foi o XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, que teve como tema central " Tecnologia e Educação para todos ". Foi realizado entre os dias 12 e 14 de Novembro de 2008 em Fortaleza - CE.


4- Proposta: Simpósio das Relações Socio-culturais no Turismo, no qual poderia ser abordado os pontos negativos e positivos do contato entre a população e o turista, verificando também o movimento entre as localidades emissoras e receptoras.

5- Vivência: O grupo participou do Simpósio do Instituto de Ciências Humanas - PUC MINAS, realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, durante o mês de Novembro de 2008. Tinha como tema: Paradigmas Perdidos: Ciências Humanas, Cultura e Subjetividade.

CONVENÇÃO

1- Conceito:

é um conjunto de acordos, padrões estipulados ou geralmente aceitos, normas sociais ou critérios, que nos países anglo-americanos frequentemente assume a forma de um costume.

2- Exemplo com nome: 6ª Convenção Brasileira de Pintura Decorativa, irá acontecer do período de 20 a 22 de Agosto de 2009, o local será o Clube Monte Líbano no Rio de Janeiro - RJ.



3- Exemplo com outro nome: CBB - Convenção Batista Brasileira, que é o órgão máximo da denominação batista no Brasil.


4- Proposta: CETMG - Convenção dos Estudantes de Turismo de Minas Gerais, que seria um encontro dos estudantes da área do Turismo para discutir e divulgar idéias e projetos do assunto.

COQUETEL

1- Conceito: é uma celebração social em comemoração a algum evento onde são servidos alimentos e bebidas para os convidados.

2- Exemplo com nome: Coquetel Minas, realizado em homenagem ao novo Cônsul Honorário da França, Sr. Manoel Bernardes e ao novo Diretor da Aliança Francesa de Belo Horizonte, Sr.Silvy. Foi realizado pela Câmara Francesa, da seção de Minas Gerais, no dia 17 de Novembro.


3- Exemplo com outro nome: Vida Brasil, evento que comemora os 10 anos da Vida Brasil em Fortaleza, teve um coquetel de encerramento.


4- Proposta: Coquetel do Turismo, em comemoração ao evento do 2º Salão Mineiro do Turismo, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de Abril no Minas Centro, em Belo Horizonte - MG.